Consagre ao Senhor o que a ele pertence – Despertar com a palavra do dia 2 de Julho

Consagre ao Senhor o que a ele pertence

E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus. O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara. E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus, com as ofertas de alimentos e o incenso. Neemias 13:7-9;

Tobias foi um dos mais ardilosos inimigos da reconstrução dos muros; da restauração do templo e recuperação da cidade de Jerusalém, no período do exílio judeu na babilônia e na pérsia. A despeito disso, logo após a reconstrução dos muros, portas da cidade e a restauração do templo, o mesmo Tobias, usando-se dos laços de parentesco com o sumo sacerdote Eliasibe, procura e obtém um lugar para si em uma das dependência do templo do Senhor, uma sala, que fora construída, exclusivamente para guardar as ofertas suaves, de incenso e de cereais que deveriam ser ofertadas ao senhor.

No lugar da oferta consagrada ao Senhor, agora hospedava, com a ajuda do sumo sacerdote, que devia zelar daquele local, um inimigo do culto, do louvor e da adoração, e de todo o povo judeu, porém, Neemias, o governador da Judéia, descobre essa situação e lança fora Tobias e os seus móveis, e ordena aos sacerdotes que purifiquem novamente aquele lugar, que sequer poderia permitir a entrada de um estrangeiro, muito menos poderia servir de moradia a quem quer que fosse.

Você já observou, como agem com sutileza os inimigos do culto ao Senhor? Satanás o maior desses inimigos e inspirador de pessoas ímpias, ele irá lutar de todas as formas para que as vidas das pessoas permaneçam em escombros e ruinas, mas caso estas consigam se livrar de todo o lixo e tragédia que o pecado e a vida sem Deus promove, ele irá chagar de mansinho, como quem não quer nada, porém querendo tudo. Irá colocar uma coisa aqui, outra acolá, depois mais outra, até finalmente ocupar totalmente o lugar, que antes pertencera a Deus dentro do coração da pessoa. É dessa forma que os notáveis da história bíblica, que fracassaram, foram derrotados. Davi, foi um destes. Depois do pecado com Bateseba, se sentindo vazio de Deus, sem alegria do Espírito do senhor: tem um doloroso processo de arrependimento; de contrição; de confissão, e pede: purifica-me senhor; lava-me; faz-me limpo novamente; e volte a dar-me a alegria da tua salvação.

Nos dias atuais os utensílios, a mobília de Tobias, se avolumou muito e tomou outros contornos: se apresenta como distrações, aparentemente naturais, tais como uso indiscriminado da televisão, das redes sociais, do lazer, trabalho, estudos e tantos outros elementos, que ainda que não seja, necessariamente pecado, ocupam o lugar e o tempo, que um dia foi exclusivo do Senhor. No templo de Jerusalém foi o próprio sumo sacerdote que permitiu a entrada de Tobias. Dentro do teu coração e na tua vida quem pode permitir é somente você. Você decide para quem será destinado o teu coração: para guardar ofertas de louvor e incenso; ou encher com as bugigangas do inimigo da tua alma. O Espírito do Senhor continua a reclamar o que a ele pertence e pede: filho meu dai-me o teu coração.

Dar o coração a Deus significa lançar fora a mobília de Tobias, que são: os sentimentos de ódio, malícia, cobiça, ira, invejas e coisas semelhantes e consagrá-lo tão somente ao Senhor, a quem pertence! Reflita sobre isso!

Tenham um excelente dia, despertados com a palavra.

Pr. Aylton José Alves


pelo

Avatar de Pr. Aylton José Alves

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *