A vida com equilíbrio sobre a graça

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Mateus 25:1-13

Este texto tem sido comumente pregado, e muito pregado, sob a ótica da vigilância, e, de fato, a vigilância é fundamental, quando o tema é salvação, arrebatamento… mas,  a abordagem de Jesus, nesta parábola, não nos oferece subsídios sólidos de que ele estivesse tecendo críticas ao fato de que as virgens estivessem dormindo, nesse caso, o horário seria um problema para este entendimento, meia noite era hora de dormir mesmo, e todas elas dormiram juntamente.

A meu ver, há duas questões a serem consideradas para melhor entendimento da mensagem de Jesus nesta parábola.

Primeiro – A questão aqui não é vigilância, é preparo. É estar preparado!

Vigilância e preparo, conceitualmente, são duas coisas bem diferentes, vigilância fala de percepção preparo fala de conteúdo!

Quem chegou no portão para o vestibular com meia hora de antecedência foi vigilante, mas isso não garante que vai passar, porém, quem estudou, fez os exercícios, gastou dias e dias, exaustivos, em estudos, este, está preparado. O vigilante não se atrasa o preparado conquista a vaga. O vigilante vê o perigo o preparado escapa dele. O vigilante toca a trombeta, alerta quanto ao perigo, mas o preparado combate a adversidade e vence a ameaça. Não basta reconhecer o mal é preciso estar preparado para vencê-lo.

Segundo – A mensagem não se trata de qualificação, mas de habilitação. Todas estavam qualificadas, todas eram virgens, dessa forma estavam qualificadas, mas nem todas estavam habilitadas. Segundo o dicionário da língua português habilitação é o estado natural ou adquirido, aptidão e capacidade. A mensagem, desse ponto de vista fala de atitude. Estar preparado enquanto dorme. A meia noite, quando não se poderá mais fazer qualquer coisa, tudo o que poderia ou deveria ser feito já foi feito.

De acordo com o sábio Salomão, há um tempo certo para cada coisa. Não podemos queimar etapas. Não podemos viver nossas vidas buscando antecipar prémios e prazeres e procrastinando atitudes ou deveres. Temos o direito de dirigir no trânsito da cidade quando tivermos cumprido a etapa da habilitação. A plenitude da relação íntima de um casal depois das núpcias. Os filhos depois do planejamento familiar o casamento depois da habilitação da maturidade, da habilitação profissional. Entenda-se qualquer adolescente, rapaz e moça, estão qualificados a ser pai e mãe respectivamente, mas não estão habilitados, não estão aptos.

Quando Davi chegou-se ao campo de batalha encontrou Golias desafiando o exército de Israel. Davi, a despeito das suas qualidades de guerreiro, qualificação, precisou da autorização de Saul para representar o exército de Israel e combater aquele homem, isto era a habilitação.

Manter a lâmpada acesa, a meia noite e até o amanhecer, se necessário, isso é aptidão! A pergunta que devemos fazer, para nós mesmos é – tenho eu azeite com fartura, para suportar mesmo se a situação piorar, se a resposta não vier agora?

Jesus entendia bem de estar apto, qualificado ele esperou 30 anos para se revelar ao mundo como o enviado de Deus, mas quando chegou o momento ele trabalhou firmemente.

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. João 9:4

Podemos concluir, que na parábola das dez virgens, Jesus está fazendo advertências àqueles que vivem uma vida natural e carnal, mesmo sendo nascido de novo, sendo filhos de Deus.

No homem carnal age um espírito de incredulidade e desobediência ao chamado de Deus para uma vida espiritual! Se torna louco (néscio), correndo o “dia todo” atrás de coisas naturais e quando chega a “noite”, a hora da fadiga, do cansaço, da velhice, está sem azeite e sua lâmpada se apaga e o deixa em trevas.

No homem carnal age um espírito de sabotagem que lhe rouba o sossego! Esse espírito rouba o prémio merecido de um dia de trabalho, o descanso. Não há paz na noite. Não há paz no feriado ou nas férias (que nunca tira), e insensatamente acha isso uma vantagem.

No homem natural age um espírito de autossuficiência. Esse espírito o leva a tentar resolver, por si só, os seus problemas, as suas demandas, sem o auxílio de Deus.

A esses, vejam o que diz as escrituras! Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Salmos 127:1,2

Caro irmão, você pode “ganhar a vida” sem defraudar a noite, sem perder a paz, sem esquecer do “azeite”, sem perder a eternidade!

Finalmente! Noite, em João 9:4 e Mateus 25, quer dizer a mesma coisa hora do encontro com Deus. Você está preparado?


Postado em

no

pelo

Avatar de Pr. Aylton José Alves

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *